sábado, 30 de outubro de 2010

30 de Outubro - Dia de Luta




Ironia do destino, ou não!!...

Foi precisamente no dia 30 de Outubro, o dia dedicado à luta contra o cancro da mama que eu fui operada, há dois anos atrás.

Eu gostava de me ir esquecendo de alguns dos piores momentos destes dias, já que são tantas as datas, que vão ficando na memória pelos piores motivos... mas não consigo!
lembro-me de cada momento, de tudo o que me aconteceu desde que entrei no hospital, é como se fizesse um replay de um filme.

Fui internada no dia 29 a seguir ao almoço, de tarde levaram-me a fazer a marcação do gânglio sentinela, no pavilhão de medicina nuclear, custou muito!, injectaram-me o contraste radioactivo mesmo em cima da cicatriz da biópsia, que tinha feito umas semanas antes e ainda não estava bem curada, depois do liquido fazer efeito, estive numa máquina durante algum tempo para localizar o gânglio, e fizeram-me uns riscos com tinta verde na axila, no sitio onde iriam cortar no dia seguinte.
Quando acabou lá fui eu atrás do enfermeiro, muito encolhidinha, ainda toda dorida..,
começava ali o ataque ao bicho, eu nem imaginava o que viria a seguir..., chorei o tempo todo!!.
A noite deram-me uma canjinha só com água e umas massinhas a boiar, e umas droguinhas para dormir.

No dia 30, fui para o bloco por volta das 10 horas, e as cirurgias só acabaram por volta das 18 horas.
sim...as cirurgias!! fiz a da mama, a do gânglio sentinela, a histerectomia total e ainda me tiraram um nódulo de gordura que tinha numa virilha, que não estava no programa , mas o Dr achou por bem tirar, e já que estava com o bisturi na mão aproveitou!! fiquei toda retalhada.

Depois fui para a sala de recuperação, o meu marido esteve lá comigo, apesar de tudo, não me sentia muito mal...
mas de madrugada, as coisas complicaram-se, tive uma hemorragia interna, que só foi detectada porque estava ligada a uma máquina que de vez em quando apitava, era sinal de falta de oxigénio, o Enfermeiro colocou-me oxigénio e mesmo assim continuava a apitar, ele já não me largou, até descobrir o que se passava. Fui de novo para o bloco operatório, mais uma anestesia geral (a 2ª no mesmo dia!), deram-me transfusão de sangue (4 unidades), havia uma grande agitação entre os enfermeiros, chamaram o meu médico, que não estava de serviço naquela noite, e ás 3 horas da matina teve que sair da caminha dele para me salvar a vida, também ele estava apreensivo, virava e revirava o meu processo, enquanto o Enfermeiro muito calmamente me tentava explicar o que se passava!.. eu não tinha noção da gravidade da situação (e ainda bem!!),..sentia-me muito fraca.
Foi graças aquela equipa fantástica de PROFISSIONAIS do IPO, que hoje estou aqui, a contar-vos como foi. O trabalho deles não tem preço, mas infelizmente, não lhes dão o devido valor!!
Fiquei em recuperação 5 dias, ligada ao aparelho, como todos os que lá estavam naquela sala, era muito dificil dormir, porque apitavam muitas vezes ao mesmo tempo, e apertava o braço de vez em quando para medir a tensão.
Foram os piores dias da minha vida... porque é que não me consigo esquecer deles??

Depois disto tudo, ainda nem tinha tirado os pontos todas da barriga, já tinha outra cirurgia para fazer, a do esvasiamento da axila, porque o raio do sentinela era positivo, passado +/- um mes (dia 09 de Dezembro), estava lá caída outra vez... mais outra anestesia geral ( a 3ª num curto espaço tempo), mais 3 dias de internamento, e desta vez voltei com um braço deficiente, para o resto da minha vida, nunca mais vai ser a mesma coisas, tem dias que pesa horrores, apesar de não estar inchado!!

Ah!!... e antes disto tudo, também já tinha sido operada a mama esquerda duas vezes, (em 2003 e em 2005), por papilomas nos canais galactoforos (acho que é assim que se escreve!), foi uma situação benigna, mesmo assim com recídiva.

Dá para perceber porque é que eu não consigo sequer pensar em reconstrução??

Mas pronto... já passou...Agora é bola para a frente.

Beijinhos

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Boa Noite


Olá AMIGAS,
Quero agradecer a vossa preocupação.
Da infecção urinária, já estou melhor, sim!
Sinto-me é muito cansada, com muitas dores nas costas. e psicologicamente também não ando grande coisa!!
Tenho passado por aqui todos os dias (em silêncio) para saber noticias vossas, mas sem muita vontade para escrever.
Gostei dos relatos que fizeram sobre o ROSA ESPERANÇA, fiquei com muita pena de não ter ido!
mas não deu!... oportunidades não irão faltar de certeza!!
Chorona como eu sou... quando for, tenho que levar um lençol!!

PS - este boneco, é só para ilustrar, não tem nada a ver com o que escrevi, mas foi o 1º que apareceu.

Beijinhos a todas