quinta-feira, 29 de outubro de 2009

FOI HÁ 1 ANO...

Pois é... já passou um ano...
Quero partilhar convosco a minha vivência desta luta, não como um lamento ou revolta por tudo o que aconteceu, mas como um grito de VITÓRIA.
Foi um processo complicado, porque no mesmo dia, além da cirurgia da mama (tumorectomia), fiz também histerectomia total (retiraram o útero e os ovários), fiz biópsia do gânglio sentinela e ainda me retiraram um nódulo de gordura com 15mm que tinha na coxa esquerda.

Fui internada no dia 29 (faz hoje um ano), para fazer os preparativos, fiz um exame em medicina nuclear, para localizar o gânglio sentinela, e comecei o jejum para o dia seguinte.
As cirurgias correram bem, só que na madrugada do dia 30 tive uma hemorragia interna na barriga (cúpula vaginal), e tive que ser operada de novo.
Aquilo parecia uma cena de um filme de urgências, muita gente á minha volta, vendo todos os sinais vitais, e eu sem perceber muito bem o que se estava a passar (e ainda bem!!), sentia-me fraca, só me apercebi do perigo que corria, quando vi o meu médico com o meu processo na mão, foi chamado de urgência ás 3h da manhã, levei transfusão de sangue (4 unidades), e lá fui para o bloco operatório outra vez.

Posso agradecer á excelente equipa de enfermeiros do IPO, por me terem salvo a vida.

Estive 5 dias na sala de recuperação, com vigilância 24h por dia, ligada a uma máquina, com oxigénio, soros, drenos por todo o lado, algália, e quando tinha muitas dores carregava num botãozito que libertava morfina para a veia, o banho era com esponjinhas, comer era mentira!!enfim... posso dizer que foram os piores dias da minha vida.
Como se não bastasse tudo isto, e como o gânglio sentinela era positivo, tive que fazer o esvaziamento da axila no dia 09Dez, foram 3 cirurgias (3 anestesias gerais) num curto espaço de tempo (1 mês e 10 dias).
Retiram mais 19 gânglios, que eram todos negativos. Depois seguiram-se a quimio, a rádio e todas as angústias/medos, que todas conhecem muito bem, agora ACABOU!!.
Quando penso em tudo isto, até me parece mentira que tenha acontecido comigo, tenho a sensação que foi um filme que eu vi. não sei se é bom ou mau sinal!!

Amanhã, vou sair para a rua, vestida de cor-de-rosa, para festejar a minha vida, e a de todas as guerreiras.