sábado, 30 de outubro de 2010

30 de Outubro - Dia de Luta




Ironia do destino, ou não!!...

Foi precisamente no dia 30 de Outubro, o dia dedicado à luta contra o cancro da mama que eu fui operada, há dois anos atrás.

Eu gostava de me ir esquecendo de alguns dos piores momentos destes dias, já que são tantas as datas, que vão ficando na memória pelos piores motivos... mas não consigo!
lembro-me de cada momento, de tudo o que me aconteceu desde que entrei no hospital, é como se fizesse um replay de um filme.

Fui internada no dia 29 a seguir ao almoço, de tarde levaram-me a fazer a marcação do gânglio sentinela, no pavilhão de medicina nuclear, custou muito!, injectaram-me o contraste radioactivo mesmo em cima da cicatriz da biópsia, que tinha feito umas semanas antes e ainda não estava bem curada, depois do liquido fazer efeito, estive numa máquina durante algum tempo para localizar o gânglio, e fizeram-me uns riscos com tinta verde na axila, no sitio onde iriam cortar no dia seguinte.
Quando acabou lá fui eu atrás do enfermeiro, muito encolhidinha, ainda toda dorida..,
começava ali o ataque ao bicho, eu nem imaginava o que viria a seguir..., chorei o tempo todo!!.
A noite deram-me uma canjinha só com água e umas massinhas a boiar, e umas droguinhas para dormir.

No dia 30, fui para o bloco por volta das 10 horas, e as cirurgias só acabaram por volta das 18 horas.
sim...as cirurgias!! fiz a da mama, a do gânglio sentinela, a histerectomia total e ainda me tiraram um nódulo de gordura que tinha numa virilha, que não estava no programa , mas o Dr achou por bem tirar, e já que estava com o bisturi na mão aproveitou!! fiquei toda retalhada.

Depois fui para a sala de recuperação, o meu marido esteve lá comigo, apesar de tudo, não me sentia muito mal...
mas de madrugada, as coisas complicaram-se, tive uma hemorragia interna, que só foi detectada porque estava ligada a uma máquina que de vez em quando apitava, era sinal de falta de oxigénio, o Enfermeiro colocou-me oxigénio e mesmo assim continuava a apitar, ele já não me largou, até descobrir o que se passava. Fui de novo para o bloco operatório, mais uma anestesia geral (a 2ª no mesmo dia!), deram-me transfusão de sangue (4 unidades), havia uma grande agitação entre os enfermeiros, chamaram o meu médico, que não estava de serviço naquela noite, e ás 3 horas da matina teve que sair da caminha dele para me salvar a vida, também ele estava apreensivo, virava e revirava o meu processo, enquanto o Enfermeiro muito calmamente me tentava explicar o que se passava!.. eu não tinha noção da gravidade da situação (e ainda bem!!),..sentia-me muito fraca.
Foi graças aquela equipa fantástica de PROFISSIONAIS do IPO, que hoje estou aqui, a contar-vos como foi. O trabalho deles não tem preço, mas infelizmente, não lhes dão o devido valor!!
Fiquei em recuperação 5 dias, ligada ao aparelho, como todos os que lá estavam naquela sala, era muito dificil dormir, porque apitavam muitas vezes ao mesmo tempo, e apertava o braço de vez em quando para medir a tensão.
Foram os piores dias da minha vida... porque é que não me consigo esquecer deles??

Depois disto tudo, ainda nem tinha tirado os pontos todas da barriga, já tinha outra cirurgia para fazer, a do esvasiamento da axila, porque o raio do sentinela era positivo, passado +/- um mes (dia 09 de Dezembro), estava lá caída outra vez... mais outra anestesia geral ( a 3ª num curto espaço tempo), mais 3 dias de internamento, e desta vez voltei com um braço deficiente, para o resto da minha vida, nunca mais vai ser a mesma coisas, tem dias que pesa horrores, apesar de não estar inchado!!

Ah!!... e antes disto tudo, também já tinha sido operada a mama esquerda duas vezes, (em 2003 e em 2005), por papilomas nos canais galactoforos (acho que é assim que se escreve!), foi uma situação benigna, mesmo assim com recídiva.

Dá para perceber porque é que eu não consigo sequer pensar em reconstrução??

Mas pronto... já passou...Agora é bola para a frente.

Beijinhos

15 comentários:

Natália disse...

Olá Graça
É verdade nós tivemos uma pontaria no dia,eu para descobrir que tinha cancro,tu para seres operada.
São datas que nunca mais esquecemos,agora ao contares isto tudo até fiquei arrepiada,passei por tudo,só que eu fui fui do Barreiro até á Cuf Descobertas na vespera da cirurgia marcar o gânglio sentinela,fui para lá ás 2 da tarde e vim de lá ás 10 da noite numa ambulância mais velha que eu.
Fui operada a 8 de Janeiro.
Dias dificieis.
Mas o que interessa é que estamos bem .
Beijinhos

Graça disse...

Pois é Amiga,
São mesmo dias dificeis!!
só quem passa... sabe dar o real valor!!
Beijinhos

Janine disse...

Querida Gracita,
É mesmo isso, bola para a frente!
É normal recordar todos aqueles dias mal passados...
Mas a Super Gracita sabe sempre dar a volta por cima. Um beijinho grande ;)

IsaLenca disse...

Pois realmente acho que é impossível esqueceres essa data. Mas como todas dizem agora é hoje em frente e seguir o caminho com a certeza de que travaste uma grande batalha e que conseguiste sair vencedora. SuperGracita!! Sim, és mesmo! Uma grande lutadora e vencedora!

Bjs

Guida Palhota disse...

Olá, Graça!
Compreendo que não te esqueças desses dias terríveis, pois eu, quando estou mais revoltada pela insensibilidade dos outros perante o nosso problema, também recordo tudo o que passei e às vezes até me apetece dizer o que nunca disse nem direi a ninguém: 'precisavas era de passar por algo semelhante, para aprenderes a dar o valor.'
Eu, claro, dou todo o valor à angústia da tua recordação, mas tenho de dizer-te que o que lá vai, lá vai e agora é preciso aproveitar o presente com unhas e dentes...
Poupa o teu braço, pois ninguém o poupará por ti. Não te acanhes nunca em dizer que não o podes esforçar. Nem que a encomenda fique no meio da estrada... lolll

beijinhos

Teresa disse...

Que tempos difíceis, prima. Infelizmente são inesquecíveis mas agora estamos BEM!!
Beijinhos,
TP

Graça disse...

Olá a todas
Eu até sou um pouco despreocupada em relação a doença, tento não pensar muito, nem deixar transparecer as minhas preocupações, não falo muito, talvez por isso as pessoas se esqueçam desse pequeno/grande pormenor, e quando peço ajuda, acho que não acreditam que não posso,e para algumas, tenho mesmo que repetir várias vezes.
Precisava de ter uma vida mais calma, mas depois também tinha mais tempo par pensar "cenas"!! assim é melhor manter-me sempre muito ocupada.

Pois é Janine, temos que ser mesmo muito fortes para dar a volta por cima, mas conseguimos. Beijinhos

Isalenca, Foi mesmo uma grande batalha, mas a guerra ainda não acabou, mesmo que o bicho esteja derrotado, basta pensar nele para ficamos um pouquinho mais em baixo, mas passa!
beijinhos grandes.

Querida Palhota, também tenho muitas vezes vontade de dizer isso aqueles que tem a mania que são espertos, aqueles que acham que só acontece aos outros, precisavam mesmo de apanhar um susto, para aprenderem.
beijinhos e abraços

Prima,
E isso que interessa mesmo, neste momento estamos BEM, e vamos continuar por muito tempo, ainda havemos de ser velhas e gaiteiras.
beijinhos grandes

IsaLenca disse...

Olá Graça

Não me esqueci do teu pedido mas estes meus colegas....já insisti e nem dizem que vão dar ou que não vão dar informações. Por isso é melhor tentares junto de outra pessoa. Bem tentei mas não consegui nada (também podiam assumir que não íam dar resposta mas enfim....)
Lembrei-me que a Teresa M tem essa especialidade. Porque não falas com ela?

Desculpa lá, mas não deu mesmo.
Bom fim-de-semana. Bjs

Diário de Coragem disse...

Visite já o blog do projecto Diário de Coragem!

http://diariodecoragem.blogspot.com

O Baú do Xekim disse...

Olá amiga.

A passar pra lhe desejar um tranquilo fim de semana.

Beijinhos.

Ester Maria disse...

Olá Graça,
Foi muito bom conhecer-te, adorei o almoço... és uma grande guerreira, e é claro que nunca iremos esquecer esta etapa da n/ vida mas, o mais importante é que estamos cá e bem e assim iremos continuar..pensamento positivo. Beijinhos - Ester

Graça disse...

Olá Ester
Benvinda ao meu cantinho!!.
também gostei muito de te conhecer.
Pois é... somos todas umas Super Gajas!
beijinhos

O Baú do Xekim disse...

Olá Amiga.

Uma linda semana com muita Paz e Amor.

Beijinhos.

Natália disse...

Parabéns para o filhote.
Muitas felicidades para toda a familia.
Beijinhos

Lina Querubim disse...

Gostava de ser um anjo para te guardar, uma luz para te iluminar, uma estrela para te guiar e um sino para a tua atenção chamar. Um Grande Natal e um Excelente Ano Novo!
Bjssssssss